serw-MX  [xml]  
 


    
 Categorias DeCS

A10 Tecidos .
A10.615 Membranas .
A10.615.550 Membrana Mucosa .
G12 Fenômenos do Sistema Imunológico .
G12.450 Imunidade .
G12.450.400 Imunidade Coletiva .
G12.450.573 Imunidade nas Mucosas .
 
 Termos
 Sinônimos e Históricos
Documentos
LILACS e MDL
 
Imunidade nas Mucosas .
Resposta Imune de Mucosa .
Imunidade da Mucosa .
Imunidade das Mucosas .
Imunidade de Mucosa .
Resposta Imunitária da Mucosa .
Resposta Imunológica da Mucosa .
Resposta Imune Mucosa .
Imunidade Mucosal .
Não susceptibilidade aos efeitos patogênicos de micro-organismos estranhos ou substâncias antigênicas como um resultado das secreções de anticorpos pelas mucosas. O epitélio mucoso nos tratos gastrintestinal, respiratório e reprodutor produz uma forma de IgA (IMUNOGLOBULINA A SECRETORA) que serve para proteger estas portas de entrada para o interior do corpo. .
1.00
 
Imunidade .
Imunodeficiência .
Não suscetibilidade aos efeitos invasivos (ou patogênicos) de microrganismos estranhos ou ao efeito tóxico de substâncias antigênicas. .
0.68
 
Imunidade Coletiva .
Imunidade Grupal .
Imunidade de Massa .
Imunidade de Grupo .
Falta de suceptibilidade a uma infecção de um amplo grupo de indivíduos em uma população. Uma variedade de fatores pode ser responsável pela imunidade coletiva e isto dá as definições diferentes usadas na literatura. Geralmente a imunidade coletiva refere-se ao caso quando a maioria da população é imune a infecção de um único indivíduo não causará uma epidemia. Também, nestas populações imunizadas, os indivíduos susceptíveis dificilmente se tornarão infectados. A imunidade coletiva também pode se referir a um caso quando indivíduos desprotegidos são incapazes de contrair uma doença, pois o organismo infectante foi banido da população. .
0.65
 
Membrana Mucosa .
Membranas Mucosas .
Mucosa .
Tecido Mucoso .
Lâmina Própria .
Muscularis Mucosae .
Lamina Muscularis Mucosae .
Lâmina Muscular da Mucosa .
Túnica Muscular da Mucosa .
EPITÉLIO com células secretoras de MUCO, como as CÉLULAS CALICIFORMES. Forma o revestimento de muitas cavidades do corpo, como TRATO GASTROINTESTINAL, TRATO RESPIRATÓRIO e trato reprodutivo. A mucosa, rica em sangue e em vasos linfáticos, compreende um epitélio interno, uma camada média (lâmina própria) do TECIDO CONJUNTIVO frouxo e uma camada externa (muscularis mucosae) de CÉLULAS MUSCULARES LISAS que separam a mucosa da submucosa. .
0.64