serw-MX  [xml]  
 


    
 Categorias DeCS

A08 Sistema Nervoso .
A08.800 Sistema Nervoso Periférico .
A08.800.050 Sistema Nervoso Autônomo .
A08.800.050.050 Vias Autônomas .
A08.800.050.150 Sistema Nervoso Entérico .
A08.800.050.800 Sistema Nervoso Simpático .
A08.800.800 Nervos Periféricos .
A08.800.800.060 Vias Autônomas .
C10 Doenças do Sistema Nervoso .
D27 Ações Químicas e Utilizações .
D27.505 Ações Farmacológicas .
D27.505.696 Efeitos Fisiológicos de Drogas .
D27.505.696.663 Fármacos do Sistema Nervoso Periférico .
SP4 Saúde Ambiental .
SP4.001 Saúde .
SP4.001.012 Doença Ambiental .
SP4.001.012.128 Doenças do Sistema Nervoso .
 
 Termos
 Sinônimos e Históricos
Documentos
LILACS e MDL
 
Sistema Nervoso Periférico .
Sistema nervoso localizado fora do cérebro e medula espinhal. O sistema nervoso periférico compreende as divisões somática e autônoma. O sistema nervoso autônomo inclui as subdivisões entérica, parassimpática e simpática. O sistema nervoso somático inclui os nervos cranianos e espinhais e seus gânglios e receptores sensitivos periféricos. .
0.60
 
Sistema Nervoso .
Sistema Neural .
Todo o aparelho nervoso, composto de uma parte central, o cérebro e a medula espinhal, e uma parte periférica, os nervos cranianos e espinhais, gânglios autônomos e plexos. (Stedman, 25a ed) .
0.51
 
Doenças do Sistema Nervoso .
Transtornos Neurológicos .
Transtorno Neurológico .
Distúrbio Neurológico .
Distúrbios Neurológicos .
Perturbação Neurológica .
Perturbações Neurológicas .
Doenças do sistema nervoso central e periférico. Estas incluem distúrbios do cérebro, medula espinhal, nervos cranianos, nervos periféricos, raizes nervosas, sistema nervoso autônomo, junção neuromuscular e músculos. .
0.46
 
Sistema Nervoso Entérico .
Dois plexos ganglionares neurais localizados na parede do intestino que formam uma das três principais divisões do sistema nervoso autônomo. O sistema nervoso entérico inerva o trato gastrointestinal, o pâncreas e a vesícula biliar. Contém neurônios sensitivos, interneurônios e neurônios motores. Desta forma a circuitaria pode autonomicamente perceber a tensão e o ambiente químico no intestino e regular o tônus dos vasos sanguíneos, a motilidade, secreção e transporte de fluidos. O sistema é controlado pelo sistema nervoso central e recebe tanto inervação simpática como parassimpática. .
0.46
 
Vias Autônomas .
Nervos Autônomos .
Nervos e plexos do sistema nervoso autônomo. As estruturas do sistema nervoso central que regulam o sistema nervoso autônomo não estão incluídas. .
0.46
 
Sistema Nervoso Autônomo .
Consiste dos SISTEMA NERVOSO ENTÉRICO, SISTEMA NERVOSO PARASSIMPÁTICO e SISTEMA NERVOSO SIMPÁTICO. De uma forma geral, o sistema nervoso autônomo regula o meio interno tanto na atividade basal como no estresse físico ou emocional. A atividade autônoma é controlada e integrada pelo SISTEMA NERVOSO CENTRAL, especialmente pelo HIPOTÁLAMO e o NÚCLEO SOLITÁRIO, que recebem informação dos FIBRAS AFERENTES VISCERAIS. .
0.45
 
Fármacos do Sistema Nervoso Periférico .
Agentes do Sistema Nervoso Periférico .
Agentes Atuantes no Sistema Nervoso Periférico .
Agentes Atuantes sobre o Sistema Nervoso Periférico .
Agentes com Ação sobre o Sistema Nervoso Periférico .
Fármacos Atuantes no Sistema Nervoso Periférico .
Fármacos Atuantes sobre o Sistema Nervoso Periférico .
Fármacos com Ação sobre o Sistema Nervoso Periférico .
Fármacos com Ação no Sistema Nervoso Periférico .
Efeito Sistema Nervoso Periférico .
Fármacos que atuam principalmente em um ou mais sítios dentro dos sistemas de neuroefetores periféricos, do sistema autônomo, e do sistema neuromuscular esquelético motor. .
0.44
 
Sistema Nervoso Simpático .
Divisão toracolombar do sistema nervoso autônomo. Fibras pré-ganglionares simpáticas se originam nos neurônios da coluna intermediolateral da medula espinhal e projetam para os gânglios paravertebrais e pré-vertebrais, que por sua vez projetam para os órgãos alvo. O sistema nervoso simpático medeia a resposta do corpo em situações estressantes, por exemplo, nas reações de luta e fuga. Frequentemente atua de forma recíproca ao sistema parassimpático. .
0.44