serw-MX  [xml]  
 


    
 Categorias DeCS

 
 Termos
 Sinônimos e Históricos
Documentos
LILACS e MDL
 
/lesões .
/traumatismos .
/ferimentos .
Usado com descritores anatômicos, animais e esportes para ferimentos e lesões. Exclui dano celular ou de tecidos, para os quais se usa /patologia. .
0.90
 
/química .
/caracterização química .
/composição química .
/conteúdo químico .
/propiedades químicas .
/estrutura química .
Usado com compostos químicos, substâncias biológicas e não biológicas, para sua composição, estrutura, caracterização e propriedades. Também usado para a composição química ou o conteúdo de órgãos, tecidos, tumores, fluidos corporais, organismos e plantas. Exclui a análise química e a determinação de substâncias, para as quais se usa /análise. Exclui a síntese, para a qual se usa "/síntese química". Exclui o isolamento e a purificação de substâncias, para os quais se usa "/isolamento & purificação". .
0.39
 
/anatomia & histologia .
/anatomia e histologia .
/anatomia .
/histologia .
/morfologia .
Usado com órgãos, regiões e tecidos para anatomia e histologia descritiva normal e para anatomia e estrutura normal de animais e plantas. .
0.38
 
/microbiologia .
/bactérias .
/fungos .
/bacteriologia .
/micologia .
/rickettsia .
Usado com órgãos, animais, plantas superiores e doenças para estudos microbiológicos. Para parasitos usa-se /parasitologia e para vírus, /virologia. .
0.36
 
/estatística & dados numéricos .
/dados numéricos .
/estatística e dados numéricos .
Usado com descritores (exceto os de doenças) para expressar valores numéricos que descrevam grupos de dados. Exclui a distribuição de recursos humanos para a qual se usa o qualificador "/recursos humanos" e exclui a provisão ou demanda para os quais se usa "/provisão & distribuição". .
0.35
 
/enzimologia .
/atividade enzimática .
/enzimas .
Usado com organismos, exceto vertebrados, e com órgãos e tecidos. Também é usado com doenças para enzimas durante o curso da doença, mas exclui testes enzimáticos de diagnóstico, para os quais se usa /diagóstico. .
0.35
 
/virologia .
/vírus .
Usado com órgãos, animais e plantas superiores e com doenças para estudos virológicos. Para bactérias, rickettsia e fungos usar o qualificador /microbiologia. Para parasitos usar /parasitologia. .
0.35
 
/sangue .
Usado para presença ou análise de substâncias no sangue. Usado também para o exame do sangue e suas alterações em estados patológicos. Exclui o sorodiagnóstico, para o qual o qualificador /diagnóstico é usado, e a sorologia, para o qual /imunologia é usado. .
0.34
 
/diagnóstico .
/achados .
/triagem .
/sinais .
/sintomas .
/rastreamento .
/uso diagnóstico .
Usado com doenças para todos os tipos de diagnóstico, incluindo exames, diagnóstico diferencial e prognóstico; exclui programas de rastreamento em massa para os quais "/prevenção e controle" é usado. Exclui os diagnósticos radiográfico, cintilográfico e ultrassônico para os quais "/diagnóstico por imagem" é usado. .
0.34
 
/embriologia .
/aspectos embrionários .
/desenvolvimento embrionário .
/desenvolvimento fetal .
/desenvolvimento pré-natal .
Usado com órgãos, regiões anatômicas e animais para o desenvolvimento embriológico e fetal. Usado também com doenças para fatores embriológicos que contribuem para distúrbios pós-natais. .
0.33