serw-MX  [xml]  
 


    
 Categorias DeCS

SP2 Atenção à Saúde .
SP2.031 Serviços de Saúde .
SP2.031.327 Serviços de Vigilância Sanitária .
SP8 Desastres .
SP8.946 Administração de Desastres .
SP8.946.819 Prevenção e Mitigação .
SP8.946.819.973 Vigilância .
SP9 Direito Sanitário .
SP9.160 Seguridade Social .
SP9.160.030 Sistema Único de Saúde .
SP9.160.030.030 Vigilância Sanitária .
VS1 Sistema de Vigilância Sanitária .
VS1.001 Política Nacional de Vigilância Sanitária .
VS1.001.001 Sistema Nacional de Vigilância Sanitária .
VS1.001.001.001 Agência Nacional de Vigilância Sanitária .
VS2 Vigilância Sanitária de Produtos .
VS2.004 Controle e Fiscalização de Saneantes .
VS2.004.001 Saneantes .
VS4 Vigilância Sanitária Ambiental .
 
 Termos
 Sinônimos e Históricos
Documentos
LILACS e MDL
 
Controle e Fiscalização de Saneantes .
Controle Sanitário de Saneantes .
Vigilância de Saneantes .
Controle e fiscalização dos processos referentes ao registro, produção, distribuição e comercialização dos produtos saneantes utilizados no tratamento da água, higienização e desinfecção, a fim de garantir a identidade, eficácia, qualidade e segurança apropriadas para o uso pretendido e requerido pelo registro. .
0.89
20
 
Vigilância Sanitária .
Polícia Sanitária .
Controle Sanitário .
Entidade de Vigilância Sanitária Competente .
Plano Diretor de Vigilância Sanitária .
Conjunto de ações que permite reunir a informação indispensável para conhecer o comportamento ou a história natural das doenças, bem como detectar ou prever alterações de seus fatores condicionantes, com o fim de recomendar as medidas indicadas e eficientes que levem à prevenção e ao controle de determinados agravos (Lei 8.080, 19 de Setembro de 1990, Brasil). .
0.64
17010
 
Vigilância .
Precaução, cuidado, prevenção. Atividade técnica de controle e medição de parâmetros definidos como indicadores de um risco específico ou de um desastre. (Material III - Ministério da Ação Social, Brasília, 1992) .
0.62
1750
 
/epidemiologia .
/endemia .
/epidemia .
/frequência .
/incidência .
/morbidade .
/ocorrência .
/surtos .
/prevalência .
/vigilância .
Usado com doenças humanas e animais para a sua distribuição, fatores causais e características das doenças em populações definidas. Inclui a incidência, frequência, prevalência, e os surtos endêmicos e epidêmicos; também inclui os levantamentos ou estimativas de morbidade em áreas geográficas e em populações específicas. Por último, usado com descritores geográficos para a localização de aspectos epidemiológicos de uma doença. Exclui mortalidade para o qual existe o qualificador /mortalidade. .
0.62
 
Saneantes .
Produtos de Limpeza .
Substâncias ou preparações destinadas à higienização, desinfecção, desinfestação, desodorização e odorização, de ambientes domiciliares, coletivos e/ou públicos, para utilização por qualquer pessoa, para fins domésticos, ou para aplicação ou manipulação por pessoas ou entidades especializadas, para fins profissionais. .
0.62
130
 
Vigilância Sanitária Ambiental .
Sistema Nacional de Vigilância Ambiental em Saúde .
Vigilância Sanitária de Ambientes .
Vigilância Sanitária do Meio Ambiente .
Vigilância da Saúde Ambiental .
Vigilância em Saúde Ambiental .
Vigilância Ambiental em Saúde .
1. Controle e fiscalização do meio ambiente e ambiente de trabalho buscando evitar os riscos ao ambiente e à saúde de profissionais expostos e população, decorrentes da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias, produtos e equipamentos. 2. Vigilância em Saúde Ambiental: um conjunto de ações que proporciona o conhecimento e a detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco e das doenças ou agravos. (Portaria n.410/MS de 10.10.2000. Brasil) .
0.59
380
 
Sistema de Vigilância Sanitária .
Compreende o conjunto de instituições, políticas e métodos que formam a estrutura organizacional-administrativa da área governamental de vigilância sanitária. .
0.58
120
 
Vigilância Sanitária de Produtos .
Refere-se ao controle e fiscalização de bens de consumo, que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde, considerando todas as etapas e processos que envolvem a produção, armazenamento, circulação, transporte, comercialização e consumo, incluindo matérias-primas, coadjuvantes de tecnologias e equipamentos. .
0.58
200
 
Serviços de Vigilância Sanitária .
Serviços de monitoramento da qualidade de bens, produtos, serviços, procedimentos e atividades de interesse da saúde, do meio ambiente e ambiente do trabalho, organizados em cinco núcleos, que correspondem às áreas análogas, a saber: alimentos, meio ambiente, medicamentos, saúde do trabalhador e serviços de saúde. .
0.57
270
 
Agência Nacional de Vigilância Sanitária .
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) .
ANVISA .
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR) .
Agência reguladora, caracterizada pela independência administrativa, com a missão de promover a proteção da saúde da população por intermédio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados. Além disso, a Agência exerce o controle de portos, aeroportos e fronteiras e a interlocução junto ao Ministério das Relações Exteriores e instituições estrangeiras para tratar de assuntos internacionais na área de vigilância sanitária. .
0.56
1000