serw-MX [xml]
 
 


 
check
 

0.55 ABRASAO DENTARIA . 
0.13 EROSAO DENTARIA .
0.11 /ETIOLOGIA .
0.10 /TERAPIA .
0.10 DENTIFRICIOS .

Rank Sim. Fonte Título, abstract e conceitos DeCS   Conceitos DeCS em LILACS 
1 0.52 LILACS Facetas dentales^ies . 
ABRASAO DENTARIA; /CLASSIFICACAO; ABRASAO DENTARIA; /ETIOLOGIA; ABRASAO DENTARIA; /FISIOPATOLOGIA .
  0.35 ABRASAO DENTARIA . 
0.26 /ETIOLOGIA .
0.17 EROSAO DENTARIA .
0.13 /TERAPIA .
0.09 /DIAGNOSTICO .
2 0.41 LILACS Facetas dentales Parte II: mecanismos fisiopatológicos^ies . 
ABRASAO DENTARIA; /FISIOPATOLOGIA; ABRASAO DENTARIA; /TERAPIA .

  0.35 ABRASAO DENTARIA . 
0.22 /TERAPIA .
0.17 /ETIOLOGIA .
0.14 /FISIOPATOLOGIA .
0.12 EROSAO DENTARIA .
3 0.41 LILACS Análise do conteúdo abrasivo de dentifrícios^ipt . 
DENTIFRICIOS; /ANALISE; ABRASAO DENTARIA .
Foram analisados 12 dentifrícios do mercado nacional quanto ao conteúdo abrasivo Em geral foi encontrada uma abrasividade menor do que as formulaçöes clássicas, principalmente para os do tipo gel ^ipt .

  0.33 DENTIFRICIOS . 
0.33 ABRASAO DENTARIA .
0.17 ESCOVACAO DENTARIA .
0.11 /ANALISE .
0.06 /CLASSIFICACAO .
4 0.39 LILACS Análise histométrica do efeito de diferentes abrasivos e escovas dentais sobre o desgaste dentinário: estudo em vitro^ipt . 
DENTINA; ABRASAO DENTARIA; ESCOVACAO DENTARIA .
A escovação manual consiste em uma ação mecânica das cerdas da escova aliada aos abrasivos presentes nos dentifrícios bucais, promovendo uma abrasão capaz de remover o biofilme dental Entretanto, a abrasão excessiva do elemento dental, efeito adverso da escovação, é apontada como causadora ou agravante de lesões em dentina e exposições do tecido radicular O objetivo do presente estudo foi analisar .. - 12940±661µm; IIC- 9232±447µm No entanto, não foram estatisticamente significantes mostrando que não houve diferença, no grau de abrasão da dentina bovina, entre as escovas e dentifrícios testado^ipt .

  0.31 ABRASAO DENTARIA . 
0.31 ESCOVACAO DENTARIA .
0.22 DENTIFRICIOS .
0.09 /EFEITOS ADVERSOS .
0.07 HIGIENE BUCAL .
5 0.38 LILACS Erosão dentária e abrasão: relato de um tratamento estético conservador dos dentes anteriores com resinas compostas diretas^ipt . 
EROSAO DENTARIA; ABRASAO DENTARIA; RESINAS COMPOSTAS .
A erosão dentária é um processo multifatorial que se caracteriza pela perda gradual do esmalte e da dentina pela dissolução ácida sem a presença de agentes bacterianos Faz parte de um conjunto de lesões denominadas não-cariosas crônicas, como a atrição, a abrasão e a abfração, com as quais pode estar associada, na maioria dos pacientes O diagnóstico diferencial é fundamental para realizar um trata .. ão e abrasão Foi realizado o planejamento e a restauração estratificada com resina composta pela técnica direta, buscando a mínima intervenção nos tecidos remanescentes e uma estética satisfatória^ipt .

  0.29 ABRASAO DENTARIA . 
0.29 EROSAO DENTARIA .
0.18 /ETIOLOGIA .
0.17 /DIAGNOSTICO .
0.07 /TERAPIA .
6 0.38 LILACS Lesiones del tercio gingival Etiología y clínica^ies . 
COLO DO DENTE; /LESOES; ABRASAO DENTARIA; /ETIOLOGIA; ABRASAO DENTARIA; /DIAGNOSTICO; ABRASAO DENTARIA; /TERAPIA; EROSAO DENTARIA; /DIAGNOSTICO; EROSAO DENTARIA; /ETIOLOGIA; EROSAO DENTARIA; /TERAPIA .
Se nos abre en la actualidad un extenso abanico de posibilidades en la selección de un material restaurador para las lesiones del tercio gingival (clase 5) En este trabajo, se exploran las distintas etiologías que dan origen a este tipo de lesiones, los factores a tener en cuenta durante su diagnóstico y la selección del material para su tratamiento ^ies .

  0.26 /ETIOLOGIA . 
0.25 EROSAO DENTARIA .
0.23 ABRASAO DENTARIA .
0.18 /DIAGNOSTICO .
0.09 /TERAPIA .
7 0.37 LILACS Estudo da abrasividade de formulaçöes básicas de dentifrícios^ipt . 
DENTIFRICIOS; /USO TERAPEUTICO; ABRASAO DENTARIA; ESCOVACAO DENTARIA; PREPARACOES FARMACEUTICAS .
O estudo da abrasividade de formulaçöes básicas de dentifrícios envolvendo vários tipos de espessantes e abrasivos, demonstrou uma dependência da interaçäo desses componentes, fundamentais nesse tipo de produto As diferentes associaçöes estudadas tornaram possível a estruturaçäo de índices de abrasividade específicos a cada uma delas^ipt .

  0.27 DENTIFRICIOS . 
0.21 ABRASAO DENTARIA .
0.21 ESCOVACAO DENTARIA .
0.17 PREPARACOES FARMACEUTICAS .
0.14 /USO TERAPEUTICO .
8 0.37 LILACS Avaliação da abrasão de dentes humanos produzida pela escovação mecânica^ipt . 
ABRASAO DENTARIA; ESCOVACAO DENTARIA; DENTIFRICIOS .
O propósito deste estudo foi avaliar a abrasividade de três dentifrícios comerciais sobre a região cervical Uunção cemento-esmalte) de dentes humanos, provocada pela escovação mecânica Foram utilizados 24 pré-molares superiores e inferiores, separados em três grupos de oito O terço apical da raiz foi seccionada com disco de diamante a fim de obter corpos-de-prova com 15 mm de comprimento Em seguid .. promoveram diferentes índices médios de abrasão, quando associados à escovação mecânica; c - os dentifrícios Colgate Branqueador e Sorriso foram significantemente mais abrasivos do que o Sensodyne^ien .

  0.30 DENTIFRICIOS . 
0.28 ABRASAO DENTARIA .
0.27 ESCOVACAO DENTARIA .
0.09 /ANALISE .
0.06 HIGIENE BUCAL .
9 0.37 LILACS Avaliação in vitro da resistência à abrasão de dois dentes de resina acrílica melhorada utilizados na confecção de próteses removíveis^ipt . 
DENTE ARTIFICIAL; ABRASAO DENTARIA; DESGASTE DOS DENTES; RESINAS ACRILICAS; /NORMAS; TECNICAS IN VITRO .
A resistência à abrasão dos dentes artificiais empregados em próteses dentárias é uma propriedade de grande importância para a manutenção da dimensão vertical de oclusão durante sua vida útil em função O objetivo deste trabalho foi avaliar a resistência à abrasão de duas marcas comerciais de dentes artificiais de resina acrílica melhorada As amostras foram obtidas de primeiros molares inferiores e .. ivo T de Student Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas com relação ao desgaste relativo entre os grupos de dentes de resina entre si e quando comparados ao dente natural^ipt .

  0.27 TECNICAS IN VITRO . 
0.26 ABRASAO DENTARIA .
0.19 RESINAS COMPOSTAS .
0.14 RESINAS ACRILICAS .
0.14 DENTE ARTIFICIAL .
10 0.36 LILACS Estudo comparativo da resistência à abrasäo de resinas compostas para dentes posteriores e liga para amálgama: efeito da açäo abrasiva de liga de cobalto-cromo^ipt . 
RESINAS COMPOSTAS; PROTESE PARCIAL REMOVIVEL; ABRASAO DENTARIA; RETENCAO EM PROTESE DENTARIA .
O grande avanço das resinas compostas para dentes posteriores tem estimulado sua indicaçäo tanto para restaurar cavidades do tipo Classe V como para melhorar o contorno de dentes pilares de prótese parcial removível A pressäo exercida pelos grampos de retençäo sobre estas restauraçöes faz que seja necessária a utilizaçäo de mteriais resistentes à abrasäo Por isso, foi realizado um estudo laborator .. estudadas apresentaram, estatisticamente, a seguinte ordem decrescente de resistência média à abrasäo: Herculite XRV, 72280,6 ciclos: Restaurador Z-100, 56072 ciclos e Prisma APH, 31892,4 ciclos ^ipt .

  0.33 RESINAS COMPOSTAS . 
0.26 PROTESE PARCIAL REMOVIVEL .
0.22 ABRASAO DENTARIA .
0.12 RETENCAO EM PROTESE DENTARIA .
0.07 DESGASTE DE RESTAURACAO DENTARIA .